Comentário Diario: Génesis 1:2

Posted by

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Gênesis 1:2

E a terra estava sem forma e vazia. Não serei muito solícito quanto à exposição desses dois epítetos, ???? , ( tohu ) e ???? , ( bohu. ) Os hebreus os usam quando designam algo vazio e confuso, ou vaidoso e que não vale nada. Sem dúvida, Moisés os colocou em oposição a todos os objetos criados que pertencem à forma, ao ornamento e à perfeição do mundo. Se quiséssemos agora tirar, digo, da terra tudo o que Deus adicionou após o tempo aqui mencionado, então teríamos esse caos rude e polido, ou melhor, sem forma. (44) Portanto, considero o que ele imediatamente acrescenta que “havia trevas sobre a face do abismo” (45) como parte desse vazio confuso: porque a luz começou a dar uma aparência externa ao mundo. Pela mesma razão, ele chama isso de abismo e águas , pois nessa massa de matéria nada era sólido ou estável, nada distinto.

E os intérpretes do Espírito de Deus torceram essa passagem de várias maneiras. A opinião de alguns de que isso significa o vento é muito fria para exigir refutação. Aqueles que entendem por ele o Espírito Eterno de Deus, fazem o que é certo; todavia, nem todos alcançam o significado de Moisés na conexão de seu discurso; daí surgem as várias interpretações do particípio ????? , ( merachepeth .) Em primeiro lugar, declararei o que (em meu julgamento) Moisés pretendia. Já ouvimos dizer que antes de Deus aperfeiçoar o mundo, era uma massa não digerida; ele agora ensina que o poder do Espírito era necessário para sustentá-lo. Pois essa dúvida pode ocorrer à mente, como poderia ser uma pilha tão desordenada; vendo que agora contemplamos o mundo preservado pelo governo ou pela ordem. (46) Portanto, ele afirma que essa massa, por mais confusa que fosse, se tornou estável, por enquanto, pela eficácia secreta do Espírito. Agora, existem dois significados da palavra hebraica que se adequam ao local atual; ou que o espírito se movia e se agitava sobre as águas, a fim de produzir vigor; ou que Ele pensou neles para amá-los. (47) Na medida em que faz pouca diferença no resultado, seja qual for a explicação, o julgamento deve ser deixado livre. Mas se esse caos exigisse a inspiração secreta de Deus para impedir sua rápida dissolução; como poderia essa ordem, tão justa e distinta, subsistir por si só, a menos que derivasse força em outro lugar? Portanto, essa Escritura deve ser cumprida,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *